Você sabe a diferença entre EUI, HEUI e Common Rail?

19 de março, 2021 - common rail - nts parts diesel

 

 

 

Você sabe quais são as principais diferenças entre EUI, HEUI e Common Rail? Neste artigo eu explico tudo para você.

Aqui neste blog costumo falar bastante sobre os sistemas de injeção eletrônica HEUI e Common Rail. Inclusive já escrevi artigos contando em detalhes o funcionamento de cada um deles (links abaixo).

Mas, afinal, e mais antigo deles: o EUI (Electronic Unit Injector)? Quais as diferenças entre este importante sistema de injeção eletrônica e o HEUI ou o Common Rail? Fique comigo, que neste artigo esclareço tudo isso para você.

 

SISTEMA HEUI

A melhor definição para o sistema de injeção HEUI é que ele é controlado eletronicamente (pelo ECM) e ativado hidraulicamente. Desse modo, ele funciona a partir de uma bomba hidráulica (bomba de atuação), responsável por elevar a pressão do óleo que, por sua vez, tem a função de ativar as unidades injetoras.

Sendo assim, em resumo, a principal característica do sistema HEUI é que nele a pressão de injeção é gerada hidraulicamente.

 

COMMON RAIL

No sistema Common Rail, a geração de pressão ocorre através da bomba de alta pressão que comprime o combustível e, em seguida, envia-o até o tubo rail. O tubo rail está ligado a todos os injetores e atua como um acumulador de alta pressão. Desse modo, esse “tubo comum” (common rail) distribui o combustível igualmente com a mesma pressão de injeção para todos os injetores. Por fim, a quantidade de combustível, a pressão adequada e o momento certo de injetar o diesel são definidos pelo ECM.

 

Em suma, podemos afirmar que no Common Rail, a pressão de injeção é determinada pela pressão do combustível gerado na bomba de alta pressão.

 

SISTEMA EUI

O sistema EUI foi desenvolvido pela Delphi em 1990 para ser utilizado em motores a diesel de grande porte. Sendo assim, é o mais antigo dos 3.

Assim como o HEUI, o EUI funciona a partir de unidades injetoras que atuam individualmente. Essas unidades ficam instaladas direto no cabeçote do motor e realizam a injeção de combustível diretamente em cada cilindro.

A grande diferença do sistema EUI em relação ao HEUI e ao Common Rail é que ele integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta.

Desse modo, não é necessária nenhum outro tipo de bomba a parte para ativar a injeção. De fato, no sistema EUI existe apenas a bomba de transferência de combustível, responsável por sugar o diesel do tanque.

Por fim, outra peculiaridade é que no EUI a injeção é ativada por meio de uma válvula eletromagnética controlada pelo ECM.

Desse modo, podemos concluir que, além da bomba integrada à unidade, a maior diferença do sistema EUI para os outros citados neste artigo é que nele a pressão de injeção é controlada eletromagneticamente.

 

 

Em suma ...

Resumidamente, podemos afirmar que as principais diferença estão no sistema de ativação da injeção. Já que, no sistema HEUI a injeção é ativada hidraulicamente, enquanto no EUI é ativada eletromagneticamente e, por fim, no Common Rail é ativada pelo combustível em alta pressão. Por conta disso, o funcionamento de cada sistema é bastante diferente. Da mesma forma, alguns componentes se diferenciam consideravelmente, como a bomba de atuação (do HEUI), a bomba de alta pressão (do Common Rail) e a junção entre unidade e bomba (do EUI).

 

 

 

Av. Lobo Júnior 1548, Penha

Rio de Janeiro - RJ - 21020-122

 

RJ - (21) 3105 - 0063

Rodovia Augusto Montenegro 4300 /Sala 1111 Andar Sul - Parque Verde

Belém - PA, 66635-110

 

PA - (91) 3311-8747

 

 

 

© Copyright NTS PARTS